domingo, 26 de abril de 2009

Aspargos

Quando morei numa fazenda no interior de São Paulo, aprendi que o aspargos tem uma fibra longa e forte, e, por essa razão, numa emergência, deve ser dado para uma criança que tenha comido algo perigoso, como alfinetes, ou botões, por exemplo. Nunca deixei de tê-lo na despensa. Pena que o aspargos fresco esteja tão caro, mas vale a pena fazer essa saladinha para alegrar um encontro.
Aspargos frescos, laminados bem fininhos e temperados com endro em salmoura, azeite, limão e sal da mesma salmoura. Uma delícia!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Coco fresco

Se tem alguma coisa que me deixa na mais profunda felicidade, é acordar às seis horas, sair do pijama pro biquini, pegar uma havaiana e ir andar na praia. E depois, um coco!
Hoje, o coco tinha tanta polpa que trouxe um pouco para fazer minha salada: coco fresco em tiras, abobrinha em palitos finos, pepino em palitos finos, tomates cereja cortados em rodelinhas, broto de girassol, sal, pimenta dedo de moça, limão e azeite extra virgem. Servi acompanhado de creme de amendoas temperadas com alho poro (bater amendoas hidratadas com alho poro e sal num mini mix).

domingo, 19 de abril de 2009

Mix

Saladinha para depois de uma praia perfeita:

sal, azeite e limão
6 tomatinhos cereja
1 xícara de agrião picado
1 colher de chá de alga dulse
1 colher de sopa de cebola picada
1/2 abobrinha cortada em palitos finos
1/2 xícara de maçã desidratada picada
La Yu(tempero japones de óleo de gergelim com chili).

sábado, 18 de abril de 2009

Salada de abóbora

Abóbora ralada é outro universo paralelo, daqueles que estão esperando para serem explorados.
O óleo de coco fica uma delícia com ela e chama a pimenta, o gengibre e o alho para animar a festa.
Salada de abóbora:
1 1/2 xícara de abóbora ralada
1 colher de sopa de um bom óleo de coco
10 cm de alho poro picado
1cm de alho
1 cm de gengibre
1 cm de pimenta dedo de moça
sal, limão e azeite
6 tomatinhos cereja
1 xícara de agrião picado com os talos
3 castanhas do Pará hidratadas e laminadas.

domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa!!!

Adoro essa data!Nunca deixo de pensar na minha vida, sentir se ela está me agradando e visualizar um renascimento mais afinado com meus sonhos. Gosto dessa coisa de poder "renascer"quantas vezes quiser. Gosto também de ganhar ovo de chocolate e das lembranças que eles me trazem: meus filhos pequeninos, seus choros e risos com os bracinhos cheios de ovinhos, a mesa especialmente enfeitada para essa ocasião e o almoço com todo mundo junto... Bons tempos!
Desde 2001 estou as voltas com essa alimentação onde não cabe um ovo de chocolate tradicional e, todo ano, troco um ovo krud com minha amiga Inez Arieira. Esse ano nos superamos. Ela me deu um ovo de tâmaras, cacau, ameixa e castanha do Pará envolvido em canela e eu dei a ela um ovo de tâmara e cacau com recheio de castanha do Pará, coco, passas e morangos.
Bons momentos!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Advertência!


Cuidado, este prato pode causar dependência! rsrsr


Manga com rúcula:

sal de aipo
1 manga Palmer
1/2 molho de rúcula
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de girassol germinado
1 colher de sobremesa de aceto balsâmico

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aquarela

Creme de goiaba com água de coco, manga picada, mangericão e nozes. Belo, aromático, saboroso e com uma textura deliciosa. Difícil saber qual dos sentidos ficou mais satisfeito. Adoro essa combinação!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Páscoa

Os super mercados estão cheios de ovos de Páscoa e fico imaginando como farei meus ovinhos esse ano. Ano passado fiz uma pêra envolvida com tâmara e castanha do Pará. Ficou mais ou menos feia e pesada. Não gostei da lembrança que ficou. Alguma dica? Tô carente de inspiração!