quinta-feira, 30 de julho de 2009

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Improviso

Chegar em casa tarde, com muita fome e sem vontade de pré-parar um prato, dá margem para muitas surpresas. Nessas horas gosto de abrir a geladeira e pegar de tudo um pouco. Vou picando direto numa tijela e ministrando sabores, cores e texturas. Quem orquestra é a intuição... Não provo nada. A fome aguça meus sentidos e sinto que entro em uma vibe diferente que é independente da minha mente. Arrumo num prato e sai sempre delicioso. Pura escuta repleta de prazeres que me deixa em estado de graça...

domingo, 26 de julho de 2009

Rejuvelac e chucrute

Tem tanta gente me perguntando como faço o rejuvelac que uso em minhas receitas que resolvi pedir ao meu sobrinho para filmar enquanto fazia o de repolho. De quebra, também fiz um chucrute para aproveitar a produção.

http://www.youtube.com/watch?v=m4C14hpjxsQ

sábado, 25 de julho de 2009

Tabule

Os ingredientes de sempre, com uma forma bem diferente. Trigo de kibe temperado com rejuvelac, hortelã, cebola, sal e pimenta. Tomates e pepinos em rodelas, cebolas e rúculas picadas. Pasta de amêndoas com rúcula. Camadas de: trigo, tomates, pasta, pepino, pasta e trigo de novo. Enfeitar com a pasta e tomates. Adorei!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Brigadeiro

Bem, de brigadeiro só a textura e a cor... É de girassol, pimenta, e shoyu. Ficou bem puxa puxa por que demorei mais do que devia na rua e passou do tempo para desidratar. Ficou gostoso, mas muito picante..

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Horta

Uma horta, para mim, é um espaço sagrado onde me sinto muuuito bem. Adoro o visual, os perfumes, a atmosfera carregada de poesia, os pássaros, o riozinho que passa ao lado... Tudo me encanta! Ontem, fui para uma horta que adoro e entrei em alfa rapidinho. Fiquei contemplando cada folha enquanto trocava impressões com uma amiga. Tinha ido com a intenção de levar duas folhas de couve para fazer uma sopa energética e brotou a vontade de colher uma de cada vegetal que contemplava. Levei uma folha de couve pequenina, uma de alface rosa, uma de alface verde, de cenoura, um galhinho de hortelã, de salsa, de manjericão, uma pequena de repolho roxo, um galhinho de melissa, algumas rúculas baby, duas flores de capucine e fui para casa com meu ramalhete cheiroso com o coração de uma criança que acabou de ganhar um presente. Bati todas as folhas com duas maçãs sem as sementes e servi com pedacinhos de mamão picado por cima.
O que comi foi lindo e inesquecível!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lolo rosa

Gosto de comprar essa alface, a lolo rosa. Além do sabor especial, tem essa cor e forma que mexem com minhas emoções. É linda, linda, linda! Não consigo deixar de dedicar alguns momentos para contemplá-la. Curvas verdes, profundidades vermelhas, liso, picotado, franzido, crespo, úmida, seca, dura, mole...quanta informação em cada folha. Harebabo!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rolinho primavera

De vez em quando encasqueto com uma coisa e fico obsecada. Só penso em como resolver esse desafio. Adoro rolinho primavera e faz tempo que quero fazer uma versão krud dele. Desde domingo estou comendo repolho e diferentes massinhas. Acho que já cheguei bem perto do sabor, da textura, da cor e dos aromas que desejo para o recheio e para a panqueca. Mas, ainda não encontrei o que estou procurando e estou com medo de virar um repolho verde antes que consiga...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Loving food

Abobrinha, tomate e pasta de amendoim. Sal de aipo, folinhas de mangerição e azeite para enfeitar. Simples, fácil, crocante, lindo, gostoso e capaz de preencher qualquer coração.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mostarda

Adoro ficar inventando molhos e de vez em quando um ganha nota 10. Esse, adorei: um pedacinho de inhame, uma colher de chá de mostarda germinada, sal, limão, azeite e
um pedaçinho de alho bem pequeno. Para chegar na consistência que queria, fui pingando água. Ficou muuuito bom com um mix de folhas verdes e sementes de lentilha germinada.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Weekend

Acho que alguém me mandou "desidratar bolinhos"...hehehe, adoraria saber qual o significado desse despacho! É isso, obedeci: bolinho de cenoura, de milho, de amêndoas e agora de girassol. São tantas as possibilidades...
Acho que vou passar o fim de semana sem comer mais nada, fiz tantos, e está delicioso!!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Frizzby (?)

Tudo delicioso, mas o que era para ser uma panqueca virou um daqueles disquinhos de brincar na praia. Gostoso e crocante mas não deu para enrolar como eu queria. A berinjela marinada no limão, sal e salsa que está sobre o guacamole, foi o ponto alto desse prato.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sopa de goiaba

Sopa de goiaba com água de coco passada na peneira para retirar os caroços, manga picada e folhinhas de mangericão. Dá pra imaginar? Não canso dessa combinação!

domingo, 5 de julho de 2009

Desidratando

É ou não é pura magia usar os elementos da natureza para transformar uma semente seca num biscoitinho delicioso? Germinar, fermentar, temperar, desidratar e colher algo delicioso de se comer, ver e cheirar. É sensacional!!!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Macarrons

SENSACIONAL! ESPETACULAR!!! IRREPETÍVEL! Pois é, não tenho mais a mínima idéia dos ingredientes. Foi assim: fiz uma sopa de cenoura que ficou deliciosa. Sobrou e uma amiga me pediu para guardar que ela ia passar aqui em casa para comer. Ela não veio e no dia seguinte, fui arrumar a geladeira e achei a sopa, uma pasta de amendoim germinado e água de coco. Juntei tudo e fiz uma pasta e coloquei para desidratar. Quando ficou pronto, não gostei e deixei de lado. Horas depois, fiz uma geléia de damasco( damasco hidratado com água de coco e sementes de erva doce hidratadas batidas com água de coco). Olhei pra os macarrons e resolvi fazer um casadinho. Provei e não acreditei na delícia da combinação. SURPRESA TOTAL!!!!!!!! Só que sem receitas, medidas ou qualquer outra informação para repetir. Já sei que vou começar uma boa caminhada para achar esse tesouro perdido...
Ahhh, esqueci de dizer que minha amiga passou por aqui na hora e comeu TODOS!!!