segunda-feira, 26 de abril de 2010

Beringelas marinadas

Não entendo para que colocam as beringelas na água para retirar seu sabor amargo, se ele é responsável por quase todo o charme dela. Tenho feito pratos deliciosos deixando-a marinar no limão e sal e hoje resolvi acrescentar cebolas roxas também. Coloquei pasta de amêndoas temperadas só com sal sobre crocantes de linhaça dourada e as beringelas no centro. Servi com abacates e saladinha verde. Ficou muuuito bom.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eva


Não vivo sem uma maçã por perto. Ela consegue ser tão versátil, combina com tudo! Gosta de se misturar com doces, salgados, amargos, picantes e ácidos sem o menor pudor. Frequentemente faço dela o foco das minhas meditações. Sinto-me Eva e contemplo-a tentando sentir se trocaria toda a paz que tinha para conhecê-la, para experimentá-la até seu último segredo...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Beringela & Brócolis

Tem dias em que eu realmente me surpreendo com as infinitas possibilidades de criação. Hoje, do nada, apareceu esse Rolê de Beringela e Brócolis que ficou uma delícia!
A beringela coloquei para marinar uma hora antes do almoço com limão e sal. O recheio foi uma mistura de sementes de girassol sem casca germinados, flor de brócolis picadinha, pimenta dedo de moça, shoyu e um dentinho de alho. Como base usei o coração de uma chicória orgânica com azeite e sal e como top, tomatinhos cereja temperados com azeite, sal limão e mangericão roxo.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Beijos

Hoje é Dia do Beijo!
Que beijo? O que damos com paixão ou com compaixão? Aquele que me arrebata ou o que me centra? O dos momentos de alegria ou os regados pelas lágrimas? Todos os dias dou tantos beijos... os por e-mails, os por telefone, os rapidinhos quando encontro um conhecido na rua, um delicioso que vem acompanhado por um abraço apertado em um amigo, irmão ou alguém que faz meu coração querer se plugar.
Bem, acho que deve ser o dia de todos os beijos mesmo. Todos aqueles que servem para nos fazer sentir que a vida está aí e que é ótima!!!
Para comemorar: Salada verde de abobrinhas com abacate e agrião, croquetes de girassol e fios de damasco!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pães

Pães krud ainda são difíceis de me agradar. Na verdade, ainda não gostei de nenhum dos que já experimentei pelo menos para achar que o caminho está descoberto. São duros e sem a poesia que estamos acostumados a experimentar com os pães tradicionais. Ok, sei que são outros paradigmas, mas, sinto que é uma questão de tempo. Quase todos os dias faço um, experimento, escaneio, e espero...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Águas

Adorei esta foto que peguei na internet. Me lembrou a chuva que não pára de cair sobre a cidade e me faz pensar no fluxo das águas. Elas que caem do céu e penetram a terra para gerar a vida. Elas que sobem, de novo, para cair em outros lugares e manter a beleza e a harmonia dos ciclos.
Quando me vejo rodeada de tragédias causadas pelas chuvas, me pego a pensar na vida artificial dessa cidade, onde as águas não têm para onde ir, pois isolamos a terra com camadas e mais camadas de asfalto e deixamos pequenos dutos para que ela possa passar. Mas, os dutos ficam cheios de lixo... Nos morros, que deveriam estar cheios de árvores para contrabalançar o excesso de poluição daqui debaixo, tem mais asfalto e mais cimento... A água não quer saber, ela quer descer, quer penetrar, quer fazer sua parte e, com ou sem arte, ela vai fazer.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Pepinos

O pepino para mim serve como indicador do nível de energia do meu corpo. Se algo sai dos eixos, tenho fome de pepino. Sempre que me vejo comendo-o como se fosse uma maçã, já sei que está na hora de jejuar e passo o dia tomando suco verde para que tudo volte pro seu lugar.
A alga Nori que encontramos por aqui não é a ideal numa alimentação krudívora porque é tostada para desidratar. Mas, muito de vez em quando, gosto de usá-la.
Neste prato usei, para variar, uma salada de pepinos que adoro: pepinos, cenouras raladas, tomatinhos cereja, maçãs e passas. O molho é o mais simples possível: salmoura com pimentas rosas, limão e um bom azeite.