quarta-feira, 30 de abril de 2008

Chuva

Dia de chuva traz um desejo de lentidão e aconchego. Nada melhor do que aproveitar a onda, colocar uma meia e criar de acordo com as fantasias, que às vezes, ficam um pouco over...

terça-feira, 29 de abril de 2008

Batatas

Se tem alguma coisa que eu tenho dificuldade de comer crua, é a batata inglesa. Então, resolvi pesquisar maneiras de torná-la mais gostosa. Até que essa mistura ficou interessante: batata inglesa, batata yacon e moyashi com pesto de salsa e gergelim germinado. Mas, cá entre nós, interessante não quer dizer deliciosa...


Resposta aos comentários:

Oi Cris,
A semente de linhaça, como todas as outras sementes que vou usar no dia seguinte, coloco de molho de manhã na água e deixo até à noite. Quando chego em casa lavo-as e deixo na peneira por uma noite. No dia seguinte, lavo-as e uso em sucos, doces, sopas, maionaises...

Olá Adriana,
Ganhei meu desidratador de um amigo querido e sei que ele comprou nos EUA. Mas, acho que dá para comprar pela internet.

Olá Laurette,
Obrigada pelas recomendações. Em breve farei o convite para o lançamento do livro no Blog.

Olá Ana,
Farofa de couve:
Couve cortada bem fininha, abobrinha cortada em cubos, cebola em rodelas bem finas, tomates picados, pimentão bem maduro cortado em tirinhas. Mistura tudo, tempera com azeite limão e sal. Deixa por uma hora para amolecer no limão e mistura farinha de mandioca crua na hora de servir.

Olá Nani,
Obrigada!

Oi Isaura,
Obrigada!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

E mais banana...


Não adianta, sei que não vou conseguir esconder por muito tempo que sou completamente viciada em banana... Hoje ela está disfarçada no creme. Bati uma banana bem madura com água de coco, castanha do Pará e limão. Ninguem pode morrer antes de experimentar...


Respostas aos comentários:



Oi Adriana,

Que bom que você gostou do meu blog, também estou, do meu jeito, tentando contribuir para a “estética da polis”. Adorei isso!
O creme de tâmaras é apenas tâmara batida com água de coco. Uma verdadeira delícia para dar um toque exótico para as tortas. E as forminhas são de grão de bico germinnado e temperado com sal e aipo. São deliciosas, bem crocantes e servem como base para qualquer misturinha que você quiser fazer. Para desidratá-la uso um desidratador elétrico que não passa de 40º C.

Olá Zizi,

Fazemos parte da mesma "tribo", também adoro fazer isso! O grão de bico da Gesine é feito com a semente deixada na água por 8 horas e no ar por mais 8 horas. Passa as sementes no processador para transformar em creme e tempera com alho, sal e alguma ervinha picada (pode ser salsa, coentro, hortelã...). Rala cenouras, tempera com azeite, limão e sal de aipo e coloca por cima. Para coroar, coloca uma tâmara no centro. A sobremesa de maçãs do domingão é: 2 maçãs amassadas com 1 colher de sopa de limão e especiarias, um punhado de passas hidratadas, castanha do Pará ralada, a gosto e tâmaras.

Olá Anônimo,

Estou escrevendo um livro com as receitas dos pratos que estou postando no blog. Em breve você vai receber o convite para o lançamento.

Clipping

Ulalah!! Trabalhei algum tempo fazendo clipping para a Documennta Assessoria em Comunicação e não podia imaginar que um dia ia recortar um para mim. Adorei!!!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

... e banana!

Banana com limão e canela. Mamão Formosa, brownie e creme de tâmaras. Castanhas do Pará ralada e, voilá une autre version...doce, muito doce!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Couve & Cia.

Uma farofa de couve é sempre bem vinda na hora da correria. Hoje o prato do dia foi couve com pimentão vermelho bem maduro e abobrinhas. Claro que a cebola em rodelas bem finas não podia deixar de estar presente.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

São Jorge.

Feriados no Rio são perfeitos para ir à praia, curtir o Sol, tomar muita água de coco e pensar a vida!
Tanta luz acaba influenciando na criação da torta do fim da tarde. O recheio é de banana bem madura cortada em rodelas grandes e temperadas com limão e canela. O creme é fruta do conde batida com a polpa do coco que veio da praia. O verde do abacate traz as folhas dos coqueiros e os caquis chamam a luz do sol para a composição.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Estrogonofe

Se tem alguma coisa que sinto saudades é de um bom estrogonofe como o que minha mãe fazia. Então, quando bate a carência, tento reproduzir algo o mais próximo possível do velho estrogonofe. Estou chegando lá, mas ainda tem muita estrada pela frente... Corto beringelas como iscas e tempero com sal e alho. Bato no liquidificador tomates secos com a água em que foram deixados de molho. Acrescento shoyo, azeite, limão e, para dar a textura do creme de leite, polpa de coco fresco. Para acompanhar as iscas, cada dia coloco algo diferente, e hoje foi a vez do nirá bem picadinho.

domingo, 20 de abril de 2008

Endives

Hoje fui ao mercado procurar algo especial para celebrar o almoço que faria com as quatro gerações, eu, mamãe, minha filha e minha neta. Encontrei endívias crocantes que recheei com uma pasta de amendoim germinado, coco verde, sal, azeite e limão sobre abobrinhas raladas. Segundo as testemunhas, ficou foi bom!

sábado, 19 de abril de 2008

Beringelas

Hoje fui do Leblon ao Arpoador de bicicleta na chuva às sete horas da manhã. Tinham poucas pessoas na praia, mas as que estavam lá tinham umas caras muito felizes. Andar na chuva tem gosto de travessura e é muuuito bom! Quando voltei fui com minha neta para o hortifruti e ela me deu duas beringelas que fiz para o almoço com molho de coco, pimenta, tomate seco hidratado, shoyo, la yu, azeite e limão. Os verdes são rúculas picadas e os brancos amendoim germinado.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Sementes

Adoro ir dormir com uma semente molhada em cima da minha pia e acordar com uma plantinha cheia de energia se oferecendo para a vida. Posso presenciar o Milagre de forma concreta, todos os dias.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Aveia !?!?!

A aveia é uma semente toda poderosa e se voce procurar informações sobre ela no google, vai criar um altar só para reverenciá-la. Mas, para o mim ela é um desafio. Essa composição ficou linda, mas tem gosto de aveia!!! Isso quer dizer que não gostei! Sei que ela pode ser gostosa, mas ainda não foi dessa vez que consegui um sabor e um aroma à altura do visual...


terça-feira, 15 de abril de 2008

Feno grego

O feno grego é bem conhecido na cozinha asiática e desde a antiguidade é apreciado tanto pelo seu sabor quanto pelas suas propriedades medicinais. As sementes sāo mais usadas, mas as folhas frescas ou desidratadas também são utilizadas. Adoro seu sabor amargo que dá vida às mais diversas combinações. Hoje, pela primeira vez usei as sementes germinadas como base para o recheio e adorei o resultado. O creme sobre o canelone é um chutney bem picante de ameixa.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

domingo, 13 de abril de 2008

Torta de maçã

Domingos são ótimos para sentir a vida doce e em paz. Estou descobrindo que por alguma razão, ainda desconhecida, gosto de fazer sobremesas com maçãs nesse dia. Essa torta tem camadas. A primeira é de maçãs com passas, limão, canela e cravo. A segunda é de nozes com alfarroba. a terceira é com a mesma mistura de maçãs e por fim, um crocante de linhaça com maçã. A cobertura é de tâmaras onde salpiquei castanhas do Pará raladas.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Morro de São Paulo

Parar o tempo, sair do espaço conhecido, reconectar-se com as energias primárias e escutar os sons do cenário que está sendo criado...Posted by Picasa
Parar o tempo, sair do espaço conhecido, reconectar-se com as energias primárias e comer coco, muito coco. Coco com coco, com gerimum, com maracujá, com banana...Muitas cores, muitos perfumes, muitas brisas, muitos sabores, muuuuita vida!!!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Torta de uvas

A base é um brownie krud de nozes e alfarroba. O creme é de coco e as uvas são a poesia.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Infinitos

Repetir o que deu certo criando algo novo em cima da idéia original é uma viagem em direção ao infinito...