sexta-feira, 30 de maio de 2008

Tortinha de banana

De vez em quando abro mão do shake de banana por alguma outra coisa de banana, é claro!!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Acelga.

Artista desconhecido.
.
Ganhei esse bibellot da Roberta Ciasca e me deliciei com uma salada fresca: acelga, tomates, cebolinhas e molho de azeite, limão, gengibre e mel.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Abóbora


A abóbora sempre figurou entre os 10+ queridos na lista dos legumes, mesmo quando cozida. Adoro experimentar novos temperos para comê-la crua. Hoje troquei o azeite por óleo de coco e ficou uma delícia!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

CroKs

Hoje conversei com uma amiga que disse não conseguir ser krud por não poder passar sem seus biscoitinhos crocantes. Então fotografei meus croks de linhaça para ela ver que eles existem, são saborosos e muuuito crocantes.

domingo, 25 de maio de 2008

Rúcula

Não sei como sair dessa mesmice... Sempre penso na salada de rúcula para acompanhar qualquer prato que faço. Além da beleza da sua forma e da sua cor , ela não deixa passar batido o sabor picante e amargo na composição. Acho que vou criar uma comunidade "Adoro rúculas!" no orkut.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Empanados

Macios, gostosos, frescos, com recheio de amendoim germinado, bonitos, amarelinhos, suculentos...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Chutneys

O prazer de misturar sabores doces e picantes vem das Indias Orientais. O termo chutney é de origem anglo-saxônica mas, foi adotado por portugueses, brasileiros e moçambicanos que amam fazer misturas exóticas de frutas, vegetais e pimentas. A intenção é criar novos sabores e conferir sensações fortes.
Os chutneys cozidos se conservam por bastante tempo. Os crus, não. Não costumo usá-los com mais de uma semana. Ficam deliciosos com os desidratados.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Giló com coco

Para um krud, vale tudo, até uma farofa de giló com coco e cebolinhas!
Giló quando ficava maduro, ou ia para o lixo ou para a gaiola do pintasilgo. Hoje, compro giló e deixo na fruteira da sala para ficar bem maduro e cor de laranja. Cortado fininho, é um magnífico representante do sabor amargo.

sábado, 17 de maio de 2008

Moyashi

Fui procurar no google alguma coisa sobre esse broto do feijão mung e fiquei surpresa quando vi que a maioria das pesquisas começava assim: coloque uma panela com água para ferver e mergulhe o moyashi... Mergulhe o moyashi numa água fervente... Cozinhe o moyashi por... Em duas páginas de pesquisa não achei nenhuma referência ao uso do moyashi cru numa saladinha básica, onde ele é uma delícia. O moyashi, junto com o daikon e o pepino são pérolas da cozinha oriental que sabem à nuvens em diferentes tons de verde! Chiiih!...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Arroz selvagem

O arroz selvagem é a semente de uma gramínea aquática – e, portanto, não é arroz. Mesmo não sendo arroz, ele está sob proteção na China, onde é considerado estratégico para a segurança alimentar num país de 1,3 bilhão de habitantes, por ser um ancestral do arroz cultivado hoje.
Nunca tinha ouvido falar dele até alguns anos atrás e levei algum tempo para me animar a comê-lo cru.
É muito gostoso e trouxe novas perspectivas para os kruds que querem comer arroz (mesmo não sendo arroz...).

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Daikon e Girassol

Salada de nabo japonês e broto de girassol, regado com suco de limão, sal do Himalaia, raspas de casca de limão, folhas de hortelã e pedacinhos de coco. Simples e muito gostoso.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Damascos

Quando eu era criança não gostava de damascos e brincava com as palavras dizendo que uma "dama" não comia essa fruta porque tinha "asco". Hehehe, bem coisa de criança! Hoje, adoro essa fruta e sempre faço esse molho para acompanhar frutas cítricas.
Molho de damascos: alguns damascos (hidratados por umas duas horas) batidos com água de coco.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Fluminense

Uma vez fluminense...
Tomate, abobrinha e maionese de gergelim. Trinca perfeita para acompanhar uma salada verde.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Segunda-feira

Acho que uma taça de suco verde de hora em hora é uma boa posologia para se tomar nas segundas-feiras...

sábado, 10 de maio de 2008

Dia das Mães.

Acordei desejando presentear minha mãe com alguma coisa muuuuito especial. Queria dar tantas coisas para ela... um lugar melhor para viver, roupas lindas para se vestir, as melhores comidas para se deliciar, passagens aéreas para ir onde quisesse, dinheiro na mão para gastar com o que alegrasse seu coração... Em cada coisa que pensava sentia que aquilo era muito bom mas não era exatamente o que eu queria dar. Fui me deixando levar pelo coração e percebi que o que eu mais gostaria de dar a ela era a alegria calma de quem ama e não precisa de nada...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Salada rápida

Mesmo quando o dia vira uma correria dá tempo de abrir a geladeira, pegar o que está bem visível e fazer uma saladinha rápida e gostosa. Tomates, brotos de girassol, abobrinha cortada em palitos, amendoim germinado e molho tailandês (shoyo, azeite, limão, gengibre, pimenta e linhaça germinada). Castanha do Pará ralada por cima.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Salada de couve

Não sei se fui um animal herbívoro em outra encarnação ou se tenho carência de clorofila. O que sei é que minha cor preferida sempre foi a verde. Hoje a salada é de tons de verde: couve, cebolinha, moyashi, abacate, amendoim, limão e azeite.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Uhhuu!!

Tem certas combinações de cores que abusam do direito de serem lindas!!! Isso sem falar do sabor surpresa que surgiu do encontro da abóbora com o aipo .

sábado, 3 de maio de 2008

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Parece?

Mas não é! Esta é uma farofa de beterraba crua com cebolas cortadas bem fininhas, ameixas secas, gergelim germinado e hortelã. Uma delícia!

quinta-feira, 1 de maio de 2008