domingo, 10 de fevereiro de 2008

Asafoetida, de novo...

gosto de usar os temperos como se fossem os sopros mágicos que estão à minha disposição para criar alguns daqueles "dez mil seres" do Tao Te King.
plantas como o cardamomo, o gengibre, a curcuma, o aniz estrelado, o aneto, a erva-doce, a mostarda negra, o tamarindo são algumas entre tantas outras que ficam perfumando meu cantinho a espera de serem inspiradas e utilizadas.
e agora, apareceu a assafétida com esse perfume esdrúchulo, fortíssimo, que me envolve cada vez que passo pela cozinha, e faz gritar a música da Adriana Calcanhoto como num disco quebrado: quem é ela, quem é ela? quem é ela quem é ela?...fazendo uma pesquisa no Google dá pra saber muitas coisas , mas se eu quiser saber como usá-la vou ter que experimentar mesmo. hoje usei-a com aveia germinada e legumes. adorei, mesmo tendo exagerado um pouco!!! na próxima vez vou saber dosar melhor...

depois que achei essa foto dela, descobri que tinha várias mudas na minha casa, bem debaixo das roseiras... eu a conhecia como coentro do Pará e só sabia usar com erva fresca, que é bem diferente da resina que ganhei em pó.

Nenhum comentário: