segunda-feira, 30 de maio de 2011

Atualizando




Fui para o Chile cheirar uma azeitona no pé, provar um azeite saindo direto de um extrator e passear com pessoas deliciosas. Que programa bom, mesmo fazendo 2 graus pela manhã! Adorei!!
Meus amigos riram muito quando disse que estava indo para o Chile cheirar uma azeitona no pé. Pensaram que era brincadeira e deixei passar para não alimentar minha fama de doidinha...rsrsr, mas, era verdade.
Acabo de receber minha carteirinha de Olive Oil Sommelier 2nd level e precisava sentir uma azeitona fresca, ainda no olival. Se estivesse procurando me especializar em aromas de goiaba, não teria nenhuma dificuldade pois cresci colhendo, saboreando e pisando em goiabas maduras. Mas azeitonas frescas, maduras, ainda no pé ou sendo pisadas, nunca tinha experimentado. Então como identificar o aroma de uma azeitona fresca ou madura num azeite sem conhecer o perfume dela? Estava difícil para mim...
Num azeite recém extraído os aromas estão presentes deixando bem claro o que é um azeite frutado verde ou frutado maduro. São bem diferentes. O sabores picante e amargo também, não deixam dúvida quando querem transmitir as qualidades daquela azeitona.
Para mim, que estava acostumada com azeites cheios de defeitos, vencidos ou duvidosos a experiência foi maravilhosa.
Quero agradecer à Ana Luisa Santos e ao José Guilherme Santos, da ASA Alimentos, que me convidaram para essa experiência nos Olivares de Quepu, no Chile, onde experimentei os deliciosos Azeites 1492. Obrigada, queridos!!!
******* O ******

2 comentários:

Projeto Sementes de Luz disse...

seu blog eh espetacular! espero fazer pratos tao bonitos e saborosos qnto os seus, pretendo passar a 100% crudivora e estou me preparando, adquirindo os instrumentos necessarios, se vc puder me orientar, agradeceria d+! um grande abraco Luana

Inês Braconnot disse...

Olá Luana,

Obrigada pelo carinho. Meu blog tem exatamente essa intenção. Dar idéias, mostrar outros caminhos para que cada um possa incrementar uma alimentação mais saudável para si. Qualquer dúvida, pode perguntar, terei o maior prazer em ajudar.
Grande abraço para vc também. Inês