quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Milho verde

Quando me lembro que morei, por cinco anos, numa fazenda no interior de São Paulo, pertinho da fronteira com Mato Grosso e nunca comi um milho verde cru, tenho vontade de chorar. Durante quase todo o ano tinha milho plantado por todos os lados e nunca nem experimentei. Hoje, sou louca por um milho novinho, com o sabugo ainda macio, colhido direto do pé e comido ainda no terreiro... Bem, como tô muuito longe disso, o que faço é escolher na feira, com muita atenção, um milho branquinho, com os grãos bem formados e cheios de sumo que aperto para conferir. Antes, chegava em casa e debulhava-os com um facão, o que fazia muita sujeira. Agora, passo na lâmina do mandolim com cuidado para não cortar o sabugo junto e faço saladinhas deliciosas como essa:

Salada de milho verde

Ingredientes:
1 xícara de milho verde debulhado
1/4 de xícara de sumo de limão
1/2 colher de café de sal marinho
1/2 xícara de abacate picado em cubos
1/2 colher de café de curry em pó
4 castanhas do Pará hidratadas e picadas
1 dente de alho bem pequeno
1/4 de xícara de passas brancas
1/3 de xícara de amêndoas hidratadas por 12 horas e descascadas
1/4 de xícara de água de coco.

Modo de fazer:
Debulhar o milho numa lâmina de mandolim. Cortar o abacate em cubos e misturar sem amassar. Reservar.
Bater as amêndoas, a água de coco, o limão, o sal e o curry num miniprocessador. Misturar ao milho bem de leve para não desmanchar o abacate e fazer uma gorororoba. Colocar as castanhas picadas por cima, provar o sal e servir.

2 comentários:

Michele Maia disse...

Menina, nem me fale!
Meu filho mais velho, Lucca, de 5 anos adora tudo cru. O sonho dele é viver só de frutas. Esses dias fomos a um sítio de uma amiga e ele colheu uma espiga e comeu quase inteira. Fiquei pensando se não ia fazer mal. Burrinha... rsrsrrs Inês, só você pra me salvar da ignorância!
Adorei a receita, vou fazer pro Lucca com certeza.
Obrigada.
Bjs

Gabriel disse...

Sou vegetariano há um ano aproximadamente e quando pensava em alimentação "krud" me vinha na cabeça alguém comendo uma beterraba, ou uma abobrinha tal qual comemos uma maça. Ou seja imaginava que fosse uma coisa meio sem graça. Seu blog ampliou meus horizontes. Belíssimo. Obrigado. Paz e Luz.