terça-feira, 2 de outubro de 2012

Germinados

 A TV Supren da União Planetária em Brasília tem feito uma série de entrevistas sobre alimentação vegetariana crudívora, a raw food, e me pediu para apresentar alguns usos para os grãos germinados em receitas.


A germinação dos grãos e a produção de brotos é um processo rápido e simples de agregar qualidade e saúde a uma refeição. Suas formas interessantes, seus perfumes e sabores delicados abrem portas maravilhosas em qualquer setor da gastronomia.

Seguem as receitas que apresentei:


Salada Verde com Manga e Moyashi (broto de feijão tipo Azuki)
Ingredientes:
1 molho de rúculas 
1 manga sem fios
1 xícara de moyashi
Shoyu
Azeite extravirgem.
Modo de Fazer:
Rasgar as folhas de rúcula, cortar a manga em cubos, temperar com o shoyu e o azeite e misturar com os brotos de feijão.

Salada de abacate com brotos de alfafa
Ingredientes:
1 abacate maduro
1 dente de alho pequeno
1 colher de sopa de coentro picadinho
1 xícara de alfafa
1 colher de chá de sumo de limão
Azeite extravirgem
Sal marinho
Modo de Fazer:
Descascar o abacate e cortar em lâminas finas. Arrumar numa travessa. Picar o alho bem miudinho e colocar numa pequena tigela com o limão, o sal e o azeite. Misturar bem e colocar sobre os abacates. Colocar os brotos de alfafa no centro do prato e servir.

Salada de cenouras com girassol germinado e crocante
Ingredientes:
600g de cenouras
1 colher de sobremesa de sumo de limão
1 colher de sopa de salsa picadinha
2 colheres de sopa de girassol germinado e crocante.
Sal marinho
Azeitextravirgem

Modo de Fazer:
Ralar as cenouras em palitos finos. Temperar com o limão, o sal e o azeite. Misturar a salsa e colocar os girassóis por cima. Levar à mesa e servir.

Canapés com queijo de amêndoas e brotos de alfafa
Ingredientes:
200g de crocantes de centeio
100g de queijo de amêndoas
50g de tomates cereja
1 xícara de brotos de alfafa
Modo de Fazer:
Fazer ou comprar os crocantes de centeio nas lojas especializadas. Fazer a pasta de amêndoas colocando 1 xícara de amêndoas para germinar (8 horas dentro d’água e 8 horas numa peneira). Descascar e bater no liquidificador com a ajuda de uma cenoura e um mínimo de água. Colocar em um pote e deixar fermentar por uma noite fora da geladeira. Temperar com sal e alho poro ralado.).
Montar os canapés colocando uma colher de pastinha sobre os crocantes e as alfafas sobre a pasta. Decorar com o tomatinho cereja e servir.

Um comentário:

Joni Chaves Jallad disse...

Querida,
estou completamente seduzido pelas suas receitas. Também desejo que as crianças, inclusive a minha filha, possa brincar mais com os alimento ViVos e criar receitas. Me lembro quando levei minha filha na sua casa e ela definiu muito bem a distância entre as crianças e os alimentos: "papai, a casa da sua amiga é muito melosa". Muito bom. Beijos.