sexta-feira, 27 de março de 2009

Berinjela fermentada

Estou viciada em beinjela fermentada. Faço duas berinjelas médias de cada vez e essa quantidade dá para uns 3 dias. É muito fácil fazer: descasca a berijela, corta em palitos finos, aperta com as mãos até sair um pouco de líquido, coloca num vidro com um peso por cima para que a berinjela fique submersa e deixa fora da geladeira 24 a 36 horas. O tempo de fermentação depende da temperatura ambiente. Se estiver quente, 24 horas são suficientes. Depois de fermentada, retiro o excesso de água e tempero. Essa da foto foi temperada com alho, shoyu, limão, azeite e grãos de mostarda germinada. Coloquei umas nozes picadas na hora de servir.

4 comentários:

Maristella disse...

Inês,
Obrigada mais uma vez por tanta generosidade!!!
Tenho uma dúvida:
A berinjela fica submersa no tempero ou no seu próprio liquido?

Parabéns pelo blog!!!

Vitor Adrien disse...

O excesso de água que vc fala é da própria berinjela?

Inês Braconnot disse...

Depois de picada, aperto a berinjela para que ela solte um pouco de sua água. Durante o processo de fermentação a berijela fica submersa dentro de seu proprio líquido. Quando ela fica pronta, retiro esse líquido e tempero a berinjela. Se quiser, pode usar o líquido para temperar saladas e sopas, é como um rejuvelac.
Beijos!

Vitor Adrien disse...

Hmmm... então pode ser que a minha dê certo. Eu fiz rejuvelac pra um cream cheese de castanha e sobrou um pouco, então na dúvida (poderia ter vindo ler, vc respondeu rápido) acabei deixando submersa em rejuvelac.

Tenho outra berinjela aqui, se essa não fica boa eu faço como você fez e depois venho contra, rs.

Obrigado pela resposta!
Beijos!